Link do vídeo: https://youtu.be/GNP2s-vDpUs
Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido por “Lampião” nasceu em Serra Talhada, no estado de Pernambuco, em 7 de julho de 1897, e pertencia a uma família de lavradores que levavam vida dura, mas tinham algumas posses, mas que se viu despossuída de tudo por uma disputa de terras. Ele ficou conhecido na história brasileira como o mais famoso chefe cangaceiro que existiu no país e teve atuação entre 1922 e 1938.
Lampião liderou um grupo de homens que aterrorizou o interior do Nordeste com seus saques. Foi morto em uma emboscada, em 1938. Enquanto criança em ouvia as estórias dele e o imaginava uma espécie de “Robin dos Bosques brasileiro”. Só bem mais tarde, já adulto, é que tomei plena consciência do fora lei que Virgulino Ferreira da Silva fora.
Ora na última quinta-feira, dia 21 de Abril, durante uma transmissão ao vivo, Bolsonaro anunciou um decreto concedendo “graça” ao deputado Federal Daniel Silveira, ou seja, perdoando a sua condenação pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Ministrado STF Rosa Weber foi sorteada nesta sexta-feira (22) como a relatora da ação do partido Rede Sustentabilidade contra o indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado Daniel Silveira. A escolha foi feita por sorteio pelo sistema do STF.
A Rede recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular o perdão da pena de Silveira, decretado por Bolsonaro nesta quinta-feira (21).
O deputado bolsonarista foi condenado no Supremo por 10 votos a 1 nesta quarta-feira (20). Ele foi julgado por ter ameaçado Ministros da Suprema Corte em vídeos publicados nas suas redes sociais.
Só uma ou duas linhas sobre todo este caso que repercute em todo o País. Primeiro tem, ou não, o Presidente da República poder para indutar o deputado Federal Daniel Silveira do cumprimento da pena de prisão de 8 anos e 9 meses de cadeia a que havia sido condenado? Tem sim, é a minha resposta. Mas, não o devia fazer.
Porque, uma vez mais, fica demonstrada a falta de respeito entre os poderes constitucionais, neste caso do Executivo sobre o Judiciário.
Porém, ninguém aqui pense que eu, por um. minuto só, defendo o Supremo Tribunal Federal (STF) que não me merece credibilidade alguma, funciona com “governo sombra”, usurpa poderes constitucionais que não lhe cabem (executivos) e é mais uma força de bloqueio à governação da nação. Uma suprema Corte que absolve alguém com base em provas obtidas por hackers, que não foram periciadas (logo ficando por provar se são verdadeiras ou falsas), com Ministros mudando de voto a meio de um processo (vg mudança de voto da Ministra Cármen Lúcia) insultos entre Ministros (vg. entre o Ministro Gilmar Mendes e o Ministro Luís Roberto Barroso ou entre o Ministro Joaquim Barbosa e o Ministro Ricardo Lewandowski)
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=LZt4lIRbIbs&ab_channel=JornalOGlobo
Termino, dizendo que acho absolutamente inaceitável que o deputado Federal Daniel Lucio da Silveira (PTB-RJ) um ex-policial militar, no dia 16 de fevereiro de 2021, após publicar um vídeo com injúrias e ameaças a Ministros do Supremo Tribunal Federal, briga (usando baixo calão) com uma policial para não usar máscara no IML após já ter sido preso; mais nunca respeitou o uso da tornozeleira eletrônica. que lhe foi imposta por ordem do Tribunal (porque se acha acima da lei) tenha sido indultado por Jair Bolsonaro.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6BP7h9EZjFA&ab_channel=UOL
Este indulto é digno duma República das Bananas!