POR UM SE GANHA E POR UM SE PERDE 

Estava ouvindo uma entrevista antiga do Abel Ferreira, quando ele ainda era treinador do Sporting de Braga, lá em Portugal e ele dizia assim “Se é preciso saber ganhar também é preciso saber perder" ... 

Abel Ferreira foi anunciado como treinador do Palmeiras, no decorrer da campanha de 2020, quando deixou o PAOK para assumir o lugar deixado pelo demitido Vanderlei Luxemburgo.  

Na altura ouviu tudo o que era comentador esportivo da Globo, da ESPN e da FOXSports xingarem e zoarem ele! 

Desde então, conseguiu colocar seu nome com protagonismo na história palestrina!  

O português (só) conquistou a Copa do Brasil 2020, a Copa Libertadores em 2020 e, novamente em 2021 e começou 2022 com duas taças: a da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Paulista, com uma virada histórica sobre o São Paulo. O Tricolor havia ganhado o primeiro jogo por 3 a 1. Na volta, o Alviverde fez 4 a 0 e ficou com o título. 

Em sua terceira temporada no comando do Alviverde, Abel Ferreira continua fazendo história. O Palmeiras se sagrou campeão brasileiro de 2022.  

Com uma campanha impressionante, o time alviverde assegurou o troféu com três rodadas de antecedência. 

Fantástico!!! 

Ou seja, o brasileiro, apesar do mimimi, é tão preconceituoso e xenófobo como o gringo... ou melhor, nós geralmente gostamos muito de reclamar que sabemos de tudo, mas não conseguimos reconhecer o outro lado, e admitir que, de vez em quando, estamos errados – e que, por isso, temos de saber perder. 

Vó Ana sempre me dizia “por um se ganha e por um se perde!" 

Todos aqueles que, hoje, às portas de quartéis em grandes cidades do Brasil, se manifestam proclamando que “autorizam” o Presidente cessante, Jair Messias Bolsonaro, a convocar as Forças Armadas para se manter no poder subvertem a ordem constitucional, o Estado de Direito e dão uma imagem no exterior de que o Brasil é uma “República das Bananas” ... 

NB: Estou perfeitamente à vontade para falar isso – repito – porque votei 00 (NULO). Porém, respeito democraticamente a vontade da maioria dos eleitores brasileiros. 

As eleições já acabaram! Está na hora de acabar com os discursos de ódio (venham eles da direita ou da esquerda); chegou a altura de todos os brasileiros se unirem; trabalharmos juntos para o bem da nossa Nação. 

Viva o Brasil!